Válvula reguladora em mini hidrojatos

Um mini hidrojato obrigatoriamente precisa conter um válvula reguladora de pressão, além de outras válvulas de segurança opcionais, como a termostática e a válvula de pressão de segurança.

Diferentemente destas últimas duas válvulas opcionais, a válvula reguladora atua permanentemente durante o funcionamento do mini hidro, enquanto que as opcionais somente em certas circunstâncias.

Com a válvula reguladora você mantêm a segurança do sistema, impedindo que a pressão supere o valor por você determinado. Eles pode atuar de diversas formas:

a) Aliviando a pressão no caso de entupimento dos furos dos bicos;

b) Regulando a pressão caso indevidamente você altere um bico muito aberto para um mais fechado sem corrigir a aceleração do motor;

c) No caso de utilização de micro mangueiras de diâmetro interno 1/8 e 3/16, ela atua permanentemente pois sua vazão é reduzida, tendo necessidade de utilizar o bypass;

d) Atua fazendo o bypass durante a utilização de válvulas de pé ou pistola para liberação da água;

e) Alguns modelos possuem dispositivos easy start, facilitando a pega do motor, pois reduz a pressão interna da bomba durante o início do funcionamento. Esse escape de pressão permite o motor a combustão ter sua carga inicial reduzida;

Enfim, a válvula reguladora é o principal componente de segurança para manter sua bomba protegida de pressões excessivas. 

Seu funcionamento é relativamente simples, uma haste é comprimida com uma mola contra uma esfera metálica. A pressão gerada pela bomba tenta empurrar essa esfera para cima, permitindo a passagem do fluído. Quanto mais comprimida a mola, maior a pressão que a haste exerce sobre a esfera, e consequentemente menor vai será o deslocamento que o fluído conseguirá exercer na esfera.

Dessa forma, quanto menos a esfera se desloca, menor a quantidade de fluído que passará pelo caminho alternativo, no caso o bypass. 

No caso da válvula regulada com a pressão baixa, sua mola estará pouco comprimida. A pressão da bomba exerce maior facilidade para empurrar a esfera para cima. Por consequência maior quantidade de fluído passará pelo bypass. Nas figura abaixo podemos verificar a válvula reguladora, na primeira foto (fig 1) com a manopla, e na sequência sem a manopla, com a mola em evidência (fig 2). Girando a manopla no sentido anti horário ocorre a compressão da mola azul, tornando mais difícil a saída de fluído pelo bypass, e por consequência aumentando a pressão da bomba.

Fig 1
Fig 2

Abaixo o esquema simplificado do funcionamento da válvula. Estamos desconsiderando o esquema on off da pistola, e nos fixando no elemento regulador da pressão. Na figura 3 temos a válvula em corte de forma genérica. 

Válvula Reguladora Fig 3

Na imagem ao lado podemos ver os elementos básicos de uma válvula reguladora de pressão de um mini hidrojato. Basicamente temos uma mola que comprimi uma haste, e esta exerce pressão sobre uma esfera. Dependendo a pressão da mola, o fluído de entrada empurra a esfera e escapa pelo bypass. 

Já no caso da mola muito comprimida, o fluído pode não ter força para deslocar a esfera ou deslocar muito pouco, fazendo com que toda ou quase toda a vazão de entrada saia pela saída. 

Este tipo de válvula permite a regulagem da pressão máxima de trabalho. No imagem abaixo (fig 4) podemos verificar de maneira simples o princípio de sua regulagem.

Regulagem Pressão Máxima Fig 4

Ao retirar a tampa superior da manopla, é possível retirar a mola. A haste principal possui uma grande rosca, com uma porca e contra porca. Estes dois elementos limitam o quanto você consegue fazer a manopla descer comprimindo a mola. Na imagem é possível perceber a manopla atingindo a porca, não sendo mais possível girar a manopla. 

Regulando a porca e contra porca mais para baixo, chega-se a uma maior compressão da mola, desta forma atingindo maior pressão sobre a esfera. No caso contrário, posicionando mais acima, reduzimos a pressão máxima de trabalho. (Figs 4 e 5) 

Regulando Pressão Máxima Fig 4
Porca e Contra Porca Fig 5

Uma vez regulado os parâmetros desejados, não há necessidade de regulagens frequentes, dada a qualidade das válvulas disponíveis no mercado atualmente. Sugerimos apenas lubrificação periódica com desengripante de boa qualidade. 

A durabilidade da sua bomba pressurizadora estará diretamente ligada ao bom funcionamento da sua válvula reguladora de pressão. Até mesmo o motor a gasolina do seu mini hidrojato é poupado de esforços anormais com uma válvula corretamente regulada. 

Em caso de dúvidas clique aqui e entre com contato conosco!

Compartilhe nosso conteúdo: