Operação de válvula pulsadora em mini hidrojato Jetpipe

Neste post  vamos abordar a utilização de uma novidade que utilizamos em nossos mini hidrojatos da Jetpipe. Estamos falando da válvula pulsadora que implementamos em nossos equipamentos. 

É de conhecimentos de todos que atuam na área que a partir de determinado número de joelhos que a mangueira de hidrojato avança, o trabalho se torna mais árduo. Tanto para vencer os joelhos e continuar o avanço da mangueira, como para se livrar do pesadelo de ter uma mangueira trancada dentro da tubulação. 

Vamos rapidamente falar dos principais motivos para a dificuldade de remover a mangueira. Primeiramente, destacamos o somatório das forças de atrito que ocorrem principalmente em cada um dos joelhos da tubulação (fig1). Quanto mais joelhos, maior a soma das forças e por consequência a dificuldade para avançar ou remover a mangueira. 

WhatsApp Image 2025-10-07 at 16.26.21
Fig1

Já nos casos de tubulações com excesso de gordura ou areia, ocorre força lateral em toda a extensão da mangueira. Algo semelhante ao que ocorre com as estacas de uma fundação. Nas figuras 2 e 3 você consegue visualizar a ação destas forças. 

Fig 2
WhatsApp Image 2025-10-07 at 16.26.20
Fig 3

Outro fenômeno que ocorre dentro da tubulação é a dobra da mangueira nos joelhos ao exercer forção para o recolhimento. Em mangueiras específicas para desentupimento, quando as mesmas são novas elas possuem uma camada de teflon ou um polímero em sua capa externa que amplia sua capacidade de deslizar no joelho sem causar a dobra em ângulo fechado. 

A medida que a mangueira vai sendo utilizada, ocorre a perda dessa película externa que facilita o seu deslizamento. Além disso a camada de nylon e a própria seção termoplástica se tornam mais maleáveis, facilitando que quando a força de recolhimento é exercida, se formem ângulos fechados nos joelhos.  Nas figuras abaixo tento demostrar este conceito, mostrando o efeito da força de recolhimento numa mangueira nova (fig 4) e uma com maior desgaste (fig 5). Note que a mangueira da fig 5 forma ângulos mais fechados, causando dobras e maiores atritos.

Fig 4 - Mangueira nova
Fig 5 - Mangueira com desgaste

Por fim e não menos importante, temos os trancamentos do bico de metal na ponta da mangueira. Esse trancamento acontece em fendas nas caixas de passagens, em tampas de fossa, sulcos da conexões entre outro motivos. 

Para todos os casos elencados acima, a forma mais fácil de você avançar ou destrancar a sua mangueira se dá com a utilização da válvula pulsadora que são implementadas nos mini hidrojatos da Jetpipe. Como resultado, uma vez acionada ela gera uma trepidação que diminui as forças de atrito que atuam sobre a mangueira, facilitando seu avanço ou recolhimento. Já nos casos de trancamento no bico, igualmente ela proporciona boas chances de liberação apenas com o acionamento da válvula. 

Abaixo nosso vídeo demonstrando o funcionamento da válvula em um mini hidrojato Jetpipe. 

Fique a vontade para entrar em contato conosco e tirar mais dúvidas sobre nossos equipamentos. 

Compartilhe nosso conteúdo: