Em um sistema de hidrojateamento, existe uma relação direta entre o tamanho das aberturas dos bicos utilizados, e a pressão e vazão produzida pela bomba.
No caso do tamanho dos bicos, são medidos pela área das aberturas em mm2.
Dessa forma, sabendo as característica nominais do mini hidrojato, chega-se ao tamanho ideal do bico. A importância da escolha do bico correto é simples, utilizando um bico muito aberto, ocorre desperdício da capacidade de pressão. Já no caso de um bico muito fechado, ocorre pressão excessiva na bomba e então inicia-se a atuação da válvula reguladora, mantendo a bomba segura.
No caso de um equipamento mini hidro com válvula reguladora ou de segurança com falhas, a utilização de bicos muito fechados podem acarretar severa diminuição da vida útil das vedações da bomba pressurizadora.
A esquerda da tabela temos o tamanho dos bicos separados por linha, com as colunas indicando a pressão designada. No centro da tabela você encontrará a vazão produzida pelo mini hidrojato.
É importante frisar que a pressão da água pode lacear os furos com o tempo, principalmente no caso de ligas de baixa qualidade.
Navegue pelo site da Jetpipe e conheça mais sobre os melhores mini hidrojatos do Brasil.